• Espaço dedicado ao Cruzeiro, do bairro São Luiz, ganha novo local

  • Voltar
14 de abril de 2025

Patrimônio cultural, símbolo de fé e religiosidade, o espaço dedicado ao Cruzeiro do bairro São Luiz, na região central de Neves, está em um novo local. Agora em uma área mais acessível, na mesma região, o ponto de encontro onde fiéis se reúnem para orações e peregrinações está pronto para receber visitações e continuar sendo uma herança cultural e de fé dos nevenses.

Recebendo fiéis para orações e momentos de conexão com o sagrado, o espaço dedicado ao Cruzeiro do bairro São Luiz existe há quase cem anos e reúne a fé e cultura nevense. Durante décadas, as celebrações religiosas eram realizadas no local, ainda conhecido como Frei Taz. Em 2011, a área recebeu um inventário patrimonial e desde então, os trâmites para o tombamento do Cruzeiro vêm sendo discutidos no município.

O historiador e coordenador do setor de Patrimônio Cultural da Prefeitura de Neves, Luiz Cláudio Gonçalves, faz um resgate no tempo e explica a representatividade que o local possui para os fiéis. “O espaço do Cruzeiro é símbolo de fé dos nevenses há quase um século. Moradores se reuniam nesse local para fazer suas orações, já que havia dificuldade dos idosos no deslocamento até a igreja católica, na região central da cidade. Esse novo espaço ficou com acesso mais fácil para que nossa gente possa visitar, rezar e continuar mantendo viva essa tradição de fé e cultura”, explica.

Para o padre Rafael Rosário, da paróquia Nossa Senhora do Rosário, no bairro Santa Martinha, o Cruzeiro representa um marco de fé e esperança. “Esse espaço conta muito para a história da comunidade católica de nossa região. Um local que representa uma referência de fé, além do resgate da identidade e memória do povo nevense”, afirma.

Fiéis resgatam história do Cruzeiro

A primeira catequese do engenheiro civil Gilson Marques, foi realizada no Cruzeiro, local onde ele frequenta com regularidade. “Ficou bem organizado, mais acessível, com uma boa urbanização, facilitando o acesso de fiéis e visitantes que quiserem conhecer o espaço. O Cruzeiro sempre teve essa identificação com a devoção das pessoas, de ser um ambiente utilizado para trabalhar o lado espiritual e fazer essa conexão religiosa. Continuará sendo essa referência religiosa e histórica para os nevenses”, afirma.

A pensionista Dora Costa Diniz, de 78 anos, frequenta o espaço do Cruzeiro há mais de 40 anos e aprovou a nova localização. “O acesso ficou mais melhor, facilitando a chegada dos fiéis que vierem fazer suas preces e orações”, disse.

Cruzeiro do bairro São Luiz, em novo endereço
O espaço dedicado ao Cruzeiro do bairro São Luiz, fica na Rua Principal, s/n – bairro São Luiz, na região central de Neves.