• Espaço Educatec Neves é inaugurado em Ribeirão das Neves

11 de abril de 2024

Um espaço repleto de interatividade e tecnologia para os estudantes de Ribeirão das Neves. Assim é o Espaço Educatec Neves, uma parceria entre a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação e o Instituto Brasileiro de Gestão Social (IBGS), que foi inaugurado na sexta-feira, dia 05. O polo tecnológico está localizado na Praça Francisco Miguel – Rua São Pedro, 35, na região Central, e possui salas de robótica, plataforma de realidade virtual, sala gamer, estúdio para produção audiovisual e área para cursos de capacitação.

O espaço tecnológico representa um grande avanço para a educação no município, oferecendo um ambiente atrativo, estruturado e inclusivo, proporcionando para os estudantes experiências práticas, inovadoras e criativas. A Secretária Municipal de Educação, Dolores Kicila Alves Carlos, explica como foi idealizado o local. “A ideia é trazer as crianças para um espaço totalmente adaptado em que elas trabalhem com tecnologia de diversas naturezas. Quando falamos em inclusão digital não falamos só de computador, estamos falando de outros equipamentos e estruturas como óculos de realidade virtual, estúdios, laboratórios, espaços amplos para deixar a imaginação correr solta. Queremos que nossos alunos exercitem a sua criatividade usando a tecnologia nos seus projetos”, disse. Para a utilização do espaço as escolas têm os facilitadores que são funcionários da Educatec Neves.

A diretora da Escola Municipal Maria da Cruz Rezende, no bairro Veneza, Ana Paula Aleixo, falou que o espaço será fundamental para a continuidade do projeto que é desenvolvido pela escola desde o ano passado. “Os alunos gostam bastante das atividades oferecidas e  E agora com esse espaço onde os alunos possam estar vindo visitar, vai fechar com chave de ouro todo o trabalho desenvolvido”, afirmou.

Além da comemoração pelo novo espaço, foi lançada a prévia do Livro Maker, um guia para os profissionais de educação com atividades lúdicas e criativas e o com um detalhe muito interessante: personagens importantes para a ciência e figuras históricas de Neves estão retratados no material. O Prefeito Junynho Martins comemorou a inauguração do novo empreendimento. “É um dia épico para a educação de Ribeirão das Neves. Um espaço como este promove a verdadeira inclusão digital com modernidade e infraestrutura sensacional. O nosso futuro é muito promissor. Tenho certeza que sairão daqui grandes profissionais”, finalizou.

Parceria de Sucesso

O projeto EducaTec Neves, tem como missão promover a inclusão digital na comunidade escolar da rede municipal. Por meio de ações de capacitação de professores, atendimento aos alunos e estímulo ao uso de dispositivos e plataformas digitais, é aprimorado o ensino-aprendizagem e o manejo das tecnologias educacionais. O projeto, elaborado de forma criativa e inovadora, está transformando o ensino, com aulas mais atrativas, interativas e inclusivas, capacitando tanto os alunos quanto os profissionais da educação para explorar o mundo digital de maneira eficaz. São 39 escolas municipais participantes com cerca de 7 mil alunos atendidos.