
A Irmandade Nossa Senhora do Rosário, o Campanário, a composição musical Heitor Villa-Lobos e a Casa Invertida, símbolos da identidade cultural nevense, foram alguns dos destaques de uma exposição fotográfica realizada no prédio histórico do Guerino Casassanta, em Justinópolis. Promovida pela Secretaria Municipal de Esporte e Cultura, a mostra deste ano teve como tema a Paisagem Cultural e Patrimônio Toponímico e ofereceu ao público a oportunidade de conhecer registros que contam a história de Ribeirão das Neves.
Durante a exposição, os visitantes também puderam compreender a origem dos nomes de ruas do município. O historiador e coordenador do Setor de Patrimônio Cultural da Prefeitura de Neves, Luiz Cláudio Gonçalves, destaca a importância da iniciativa. “Estamos divulgando nosso patrimônio para que a população possa conhecer e gerar pertencimento em relação ao que compõe a identidade nevense”, avalia.
O historiador também explica como o patrimônio toponímico, nome dado a lugares, ruas e bairros, foi abordado na mostra. “Um exemplo neste sentido é a rua Raimundo Nonato de Sousa, que homenageia um líder político que trabalhou pela emancipação do município. Já a rua José Maria Alkimin remete a um médico que atendia a população gratuitamente dentro da penitenciária, em um período em que ainda não havia posto médico na cidade”, revela.
Estudantes visitam exposição fotográfica
A mostra também encantou estudantes que visitaram o espaço. Jolie Vitória Paula Lino Arantes, de 11 anos, aluna da Escola Municipal Francisco Labanca, destaca a importância da experiência. “É muito importante a gente conhecer esses locais que fazem parte da história da nossa cidade para entender o valor e desses espaços culturais”, afirma. Já o aluno Davi Luccas Rocha de Deus, também de 11 anos, ressalta a oportunidade de ampliar o conhecimento sobre os patrimônios locais. “Foi muito interessante, porque agora estou sabendo mais ainda do que já conhecia um pouco”, afirma.
Três atividades marcam a Jornada em Neves
A exposição fotográfica integrou um ciclo de três atividades realizadas pela Prefeitura de Neves dentro da 10ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, promovida pelo IEPHA-MG e que mobiliza mais de 700 municípios. A primeira ação foi uma palestra sobre paisagem cultural, realizada no Parque Ecológico. Na próxima sexta-feira, 26, será promovida uma caminhada ecológica no Povoado dos Pereira, encerrando a programação municipal da Jornada.


