• Acadêmicos realizam ação de conscientização sobre janeiro roxo na UBR Veneza

  • Voltar
13 de janeiro de 2025

No dia 06 de janeiro os acadêmicos de enfermagem da Faculdade Anhanguera: Girlene Junia, Adilson Alexandre, Fabiana Gonçalves, Leila Ribeiro assistidos pela preceptora Naja Miranda realizaram na Unidade Básica de Referência Raimundo Firmo de Castro, UBR Veneza, palestra sobre a hanseníase, doença contagiosa, discriminada e estigmatizada.

A ação teve como objetivo sensibilizar os presentes sobre os principais desafios da saúde pública para o enfrentamento da doença, a prevenção da transmissão da doença, o diagnóstico precoce, a importância do tratamento imediato, a redução de transmissão e o risco de desenvolvimento e incapacidades físicas.

As situações em que ocorrem o estigma e a discriminação podem ocorrer na família, na escola, no trabalho e até mesmo nos serviços de saúde. Podendo promover a exclusão social e, ao mesmo tempo, podem produzir consequências negativas que resultam em interações sociais desconfortáveis, limitando o convívio social, sofrimento psíquico e, consequentemente, pode interferir no diagnóstico e adesão ao tratamento da hanseníase, perpetuando um ciclo de exclusão social e econômica.

A hanseníase tem cura e o tratamento é feito nas unidades de saúde e é gratuito. A cura é mais fácil e rápida quanto mais precoce for o diagnóstico.

A ação foi muito importante para ampliar o conhecimento sobre a hanseníase e reduzir o estigma associado a ela.