• Viaduto da avenida Eduardo Brandão tem primeira etapa concluída

  • Voltar
3 de janeiro de 2025

A maior obra de mobilidade urbana já realizada pela prefeitura de Neves teve a primeira etapa concluída na segunda-feira, 30. O viaduto Theóphilo Alves da Silva, no acesso a BR-040 passando pela avenida Eduardo Brandão, consolida Neves na rota do desenvolvimento econômico, promovendo uma verdadeira evolução logística e impulsionando a cidade em um novo patamar de progresso e avanços regionais.

No 30 de dezembro histórico para Neves, autoridades municipais, convidados e moradores participaram da cerimônia que entra para o hall das grandes entregas da cidade. Nessa primeira etapa da obra está sendo liberada a alça do viaduto no sentido Neves/Belo Horizonte. Em função das más condições climáticas nos últimos dias, as intervenções no sentido Sete Lagoas serão finalizadas nas próximas semanas. Beneficiando cerca de 25 mil condutores que passam diariamente pela via, o viaduto da avenida Eduardo Brandão encurtará em 8 km o acesso à BR-040, diminuindo o tempo de deslocamento e proporcionando redução de gastos mensais aos motoristas.

Para Junynho Martins a entrega da obra de mobilidade urbana na avenida Eduardo Brandão representa a abertura de Neves para a chegada de novas empresas e vai muito além do novo acesso a BR-040. “Esse não é apenas um viaduto. É o primeiro viaduto da cidade e sinônimo de uma grande evolução. Será a entrada para o progresso, do desenvolvimento, trazendo emprego e renda para os nevenses. As pessoas querem oportunidades e com a entrega desse viaduto serão criadas centenas de postos de trabalho para que a população não necessite sair do município para trabalhar”, afirma.

Túlio Raposo destaca o potencial que Neves tem para atrair investimentos. “Parecia um sonho tão difícil de ser alcançado e hoje estamos inaugurando essa primeira etapa do viaduto para mudar de vez a história da nossa cidade. Será a porta de entrada para o desenvolvimento econômico e fazer da avenida Eduardo Brandão o que a gente sempre sonhou: ser um grande centro industrial gerando emprego, renda, mudando a realidade das famílias nevenses”, revela.

Neta do homenageado com o nome do viaduto Theóphilo Alves da Silva, Maria Lúcia Martins da Silva, relembra a trajetória do avô e a história que vem sendo construída há mais de 100 anos. “É uma justa homenagem para o homem que foi um grande representante do povo e precursor das primeiras conquistas locais. Foi uma grande personalidade e merece esse reconhecimento”, disse.

As obras da alça de acesso da BR-040 a Ribeirão das Neves seguem em ritmo acelerado, com previsão de conclusão para as próximas semanas. Para garantir a segurança dos trabalhadores e da população, o acesso ao viaduto está temporariamente restrito, permitindo a circulação de máquinas e a execução dos serviços. As intervenções incluem a instalação de equipamentos de segurança, adequações na infraestrutura e melhorias necessárias para assegurar o tráfego seguro de motoristas e pedestres. Segundo o engenheiro civil Dárcio Mendes de Araújo, faltam poucos detalhes para a conclusão. “Precisamos finalizar a alça 1, sentido Sete Lagoas, além da construção do passeio e canaletas, intervenções mais simples de serem executadas”, explica.

Avenida Eduardo Brandão

Inaugurada em 2018, a avenida Eduardo Brandão conectou a LMG-806 a BR-040, facilitando a mobilidade na região e colocando Neves na rota do progresso. Seis anos depois, o viaduto Theóphilo Alves da Silva concretiza o trabalho iniciado e deixa a cidade pronta para receber novas empresas, fomentando o desenvolvimento econômico e o avanço regional.