• Jogos escolares 2024 começam com emocionante abertura em Ribeirão das Neves

3 de abril de 2024

No clima do verdadeiro espírito olímpico foi realizada no Ginásio Poliesportivo Henfil, na última quarta-feira, dia 27, a abertura dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) 2024, com a participação de atletas de diversas modalidades, professores e servidores. Ao final da cerimônia foi acesa a chama olímpica, símbolo de paz e união entre os povos pelo Prefeito de Ribeirão das Neves, Junynho Martins. Os jogos da etapa municipal serão disputados do dia 1º a 17 de abril nas modalidades de futsal, basquete, voleibol e handball. Serão 20 escolas participantes em Ribeirão das Neves. Os ganhadores irão disputar a etapa microrregional com outras dezenas de cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Toda a etapa municipal está sendo coordenada pela equipe da Secretaria Municipal de Esporte e Cultura.

O Secretário de Esporte e Cultura, Adalberto Alves, falou sobre a expectativa dessa competição tão tradicional. “Sejam todos bem-vindos aos Jogos Escolares e que tenhamos nestes dias de jogos, muita alegria e uma competição saudável. Estamos promovendo o esporte de forma ampla, diversificada, com modalidades diversas e quem está ganhando com este evento tão importante é o nosso município, é Ribeirão das Neves. São vários projetos dentro da Prefeitura que fomentam a base do esporte, como a reforma e construção de quadras poliesportivas, além da iluminação pública nos campos da cidade”, ressaltou.

Lauren Gabriele Rodrigues dos Santos, 17 anos, aluna da Escola Estadual João Gonçalves Neto, no bairro Santa Martinha é atleta de futsal e falou sobre a expectativa para os primeiros confrontos da competição. “Meu coração está a mil. Estamos nos dedicando bastante nos treinos e estou confiante que vamos fazer uma boa participação”, afirma.

Um dos momentos mais emocionantes foi o revezamento da tocha olímpica antes do acendimento da pira. O representante dos atletas foi Caio Luiz de Lima Teotônio, 16 anos, líbero do Sada Vôlei que destacou a importância do momento. “Foi uma emoção incrível, é uma oportunidade única. Representei centenas de atletas de modalidades diversas. Vai ficar para sempre em minha memória”, afirmou.

O prefeito Junynho Martins celebrou o início da competição e ressaltou a importância do esporte. “Sabemos da importância do esporte para o desenvolvimento das nossas crianças e dos jovens de Ribeirão das Neves. É através da prática esportiva que aprendemos lições importantes como perseverança, disciplina, organização e coletividade. Um time para ter sucesso é necessário que todos os membros estejam em plena sintonia. São grandes os ensinamentos. Desejo boa sorte a todos os nossos atletas e que comecem os jogos”, finalizou.