• Junho Violeta É Comemorado Com Excursão À Histórica Ouro Preto

12 de julho de 2023

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família(Nasf) com apoio da equipe de Promoção da Saúde e Cultura da Paz realizou ações em comemoração ao “Junho Violeta”, mês destinado a conscientizar a população sobre a importância de denunciar todo e qualquer tipo de violação dos direitos da pessoa idosa. A equipe promoveu excursão nos dias 23 e 30 de junho à cidade de Ouro Preto para grupos de idosos das regionais das unidades do Veneza e Central que foram conhecer as belezas e caminhar pelas ladeiras da histórica cidade, a primeira do Brasil a receber o título de Patrimônio Mundial, conferido pela Unesco em 1980.
Importante destacar a ação, porque a maioria dos participantes não conhecia Ouro Preto e, desta forma, teve a oportunidade de conhecer o rico patrimônio, com obras de Aleijadinho, um dos maiores escultores do período colonial brasileiro.
No roteiro, a Basílica Matriz de Nossa Senhora do Pilar, mais conhecida como a Igreja do Pilar, é uma das edificações erguidas durante o ciclo do ouro e está entre as igrejas com a maior quantidade de ouro do País – são mais de 400 quilos do valioso metal cobrindo os ornamentos, a Virgem do Pilar e os vários anjos e querubins, através do primoroso trabalho dos mestres carpinteiros da época. A Igreja São Francisco de Assis é uma obra-prima de Antônio Francisco Lisboa, o mestre Aleijadinho que foi um importante escultor, entalhador e arquiteto do Brasil colonial que deixou inúmeras obras em pedra-sabão e Manuel da Costa Ataíde, responsável pelas pinturas representando a glorificação de Nossa Senhora. A igreja foi um dos primeiros bens tombados individualmente em Ouro Preto e, em 2009, foi eleita uma das 7 maravilhas de origem Portuguesa no Mundo.
O passeio contemplou também uma visita à Casa dos Contos, localizada em importante ponto comercial considerada, por vários anos, a casa mais cara da capitania Minas Gerais, porque na época, custava em torno de 40 contos de réis, ou seja, 1 conto equivalia a 1 quilo de ouro e, em valores atuais, a casa estaria valendo R$ 12,5 milhões. O Museu da Inconfidência também fez parte do roteiro do passeio e encantou os turistas com a história da memória da Inconfidência Mineira. A Feira de Pedras também recebeu a visita da animada turma que pôde ver inúmeros brindes para guardar as recordações do passeio.
Segundo Leandro Lopes, um dos organizadores do passeio, o momento foi marcante e serviu para que os participantes tivessem a oportunidade de lazer cultural e palco de debate sobre a conscientização para o combate das diversas formas de violência e abusos e sofrimentos cometidos às gerações mais velhas. “Organizar o passeio foi gratificante e de grande aprendizado, finaliza Leandro Lopes”.