Identificado como fator de alto risco à saúde, a Política Nacional de Controle do Tabaco tem um conjunto de ações para trabalhar sob a ótica da promoção da saúde. Com formato otimizado de abordagem, ações descentralizadas e trabalho em rede têm colocado diretamente às unidades de saúde em atuação conjunta com a Pneumologia Sanitária no processo de controle e cessação do uso do tabaco. A estratégia de trabalhos em grupos têm sido de grande valia para o alcance das pessoas que percebem não estarem sozinhas no combate a um vilão da sua saúde e dos que a rodeiam, o tabaco.
Coordenado pela enfermeira Déborah Moreira Gonçalves, da Unidade Básica de Referência (UBR Arlete), o grupo de tabagismo tem trazido grande evolução. Com o objetivo de ajudar os pacientes na cessação de uso do tabaco, aproximadamente 100 pacientes da unidade deixaram de utilizar produtos derivados do tabaco, trabalho que vem sendo realizado desde de 2023.
Além das reuniões com a enfermeira, as médicas Dra. Maria Theresa Pereira Dutra e Dra. Clélia M. Hassem e a psicóloga Carmem Renata da Silva têm papel importante no acompanhamento dos pacientes. Todo o processo é realizado sob a orientação da Gerência de Pneumologia Sanitária do município, Michelle Santos.
“Aproximadamente 30% dos pacientes conseguem cessar o uso do tabaco somente participando das reuniões dos grupos sem a necessidade de utilização de medicamento e adesivo de nicotina”, diz a enfermeira Déborah Moreira.