• Médicos Da Atenção Primária Do Município Participam De Capacitação

19 de abril de 2023

O tema “Vertigem no Idoso” foi abordado pela palestrante Dra. Petunia Crispim A. de Oliveira, médica Geriatra e Referência da Saúde do Idoso, para os médicos dos ESF’S e UBR’S das Regiões Sanitárias I e II, como parte do módulo de Educação Continuada, ação essa promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Superintendência de Atenção Primária.

A capacitação foi realizada no dia 18 de abril, no horário de 14 às 17 horas, no Centro de Convenção da Cidade dos Meninos e teve como objetivo preparar os profissionais que estão na linha de frente das unidades de saúde, uma vez que o envelhecimento da população vem impactando e apresentando mudanças que demandam novas formas de cuidado e desafios a serem enfrentados.

Com base nos dados do IBGE, em 2023, a população brasileira passou para 33 milhões de idosos, representando 15% do total de 215 milhões de habitantes. Com esse atual cenário, a previsão é que até 2060 essa população triplicará, chegando a 58,2 milhões de pessoas.

Diante desse contexto, a atenção à saúde e uma melhor qualidade de vida para essa população são direitos estabelecidos pela Constituição Federal nos artigos 15 a 19, destacando que o idoso tem atendimento preferencial no Sistema Único de Saúde, inclusive com o fornecimento de medicamentos aos idosos, principalmente aqueles de uso contínuo (hipertensão, diabete, etc.), também de próteses e órteses.