A Superintendência de Vigilância e Proteção à Saúde, através da Gerência de Vigilância Ambiental e Controle de Vetores e Zoonoses, tem realizado diversas atividades para enfrentar as arboviroses e combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Ao longo do ano de 2024, diversas ações foram cumpridas incluindo visitas domiciliares, atividades de mobilização social, mutirões de limpeza, entre outras.
No dia 21 de junho, em parceria com a Superintendência de Limpeza Urbana, aconteceu mais uma ação no Bairro Sevilha B com a coleta de materiais inservíveis, garrafas, pneus, vasos e móveis quebrados, entre outros itens que poderiam servir como criadouros para o mosquito, ou seja, toneladas de materiais foram retirados eliminando possíveis focos de proliferação do mosquito, promovendo a melhoria da limpeza urbana e redução de riscos de surtos de arboviroses.
O impacto geral das ações contínuas de combate ao Aedes aegypti no município têm mostrado resultados positivos, com uma redução significativa no número de casos de arboviroses. A mobilização da comunidade, juntamente com os esforços da Gerência de Vigilância Ambiental e Controle de Vetores e Zoonoses, tem sido crucial para o sucesso dessas iniciativas.
Na programação da Gerência, o trabalho é permanente com a realização de novos mutirões de limpeza em outros bairros, a intensificação das inspeções em residências e áreas de risco e a expansão das campanhas de conscientização para alcançar um público maior.