Em comemoração ao Dia Mundial dos Animais, a Prefeitura de Neves promoveu, no sábado, 4, a 1ª Cãominhada pelas ruas da cidade. Tutores acompanhados de seus pets percorreram vias da região central como parte de uma programação especial voltada para a conscientização sobre saúde, proteção e bem-estar animal.
A data coincidiu também com o Dia de São Francisco de Assis, santo protetor dos animais. A primeira atividade do dia foi a bênção dos pets no pátio da igreja Nossa Senhora das Neves. Em seguida, tutores e animais seguiram juntos até o Parque Ecológico, onde a programação continuou com diversas ações gratuitas.
No local, foram oferecidas vacinas para os pets, além da comercialização de artigos de vestuário animal, palestras educativas e apresentações. No ParCão, espaço inaugurado recentemente e dedicado exclusivamente aos cães, o público acompanhou técnicas de adestramento e atividades recreativas que envolveram toda a família.
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marcílio Rodrigues de Sousa, destaca a relevância da iniciativa. “A 1ª Cãominhada foi muito além de um momento de lazer. É uma ação que reforça a importância da causa animal e da responsabilidade de todos nós no cuidado e na proteção dos pets. A Prefeitura tem trabalhado para ampliar as políticas públicas voltadas para o bem-estar dos animais e, ao mesmo tempo, sensibilizar a população sobre a necessidade de respeito e carinho com eles. Eventos como este ajudam a aproximar a comunidade dessa pauta tão importante”, afirma.
Tutores aprovam a iniciativa
O evento também foi marcado por histórias de carinho e cuidado com os pets. O taxista Geovane Carlos, de 41 anos, saiu do bairro Maria Helena, em Justinópolis, para levar seus dois cachorros ao evento. “Achei muito legal esta programação. Foi uma oportunidade para que as pessoas trouxessem os pets e também pudessem aproveitar o Parque Ecológico, que está muito bonito”, destaca.
A recepcionista Larissa Moreira, de 23 anos e moradora do bairro Savassi, adotou seu cachorrinho quando ele tinha apenas oito meses e desde então não desgruda mais do pet. Ela contou que costuma levá-lo para passear no parque e, desta vez, aproveitou a programação especial para vaciná-lo, além de acompanhar as apresentações no ParCão. “Achei muito bacana! É algo novo aqui no Parque Ecológico que aproxima a comunidade dos nossos pets. Gostei bastante”, conclui.


























