• O Banco de Alimentos já doou em 2023 mais de 174 toneladas de hortifrutis

16 de outubro de 2023

Em 2 meses, mais de 613 famílias foram beneficiadas pelo projeto Cesta Verde.

Este ano o Banco de Alimentos já arrecadou 232 toneladas de hortifrutis e doou 174 toneladas. Atualmente, estão regularmente cadastradas 32 organizações da Sociedade Civil que recebem doações de alimentos de qualidade.

Os alimentos são adquiridos por compras da agricultura familiar, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, um programa em parceria com o Governo Federal  e com as cidades da região ou por doações de distribuidores de alimentos como: centrais de abastecimento, supermercadistas, sacolões, padarias, dentre outros (onde grande parte dos alimentos são descartados, mesmo que estejam em condições adequadas de consumo); ou até mesmo diretamente da sociedade civil, por meio de campanhas de arrecadação de alimentos.

O Banco de Alimentos é uma estrutura física e/ ou logística que busca combater a perda e o desperdício de alimentos, distribuindo-os para pessoas que não têm acesso à alimentação adequada e também para entidades de assistência social – CRAS, por meio do Programa Cesta Verde e instituições regularmente cadastradas. Tudo isso acontece por causa do PAA, que tem por finalidade incentivar a agricultura familiar regional; promover a organização produtiva e econômica no meio rural; combater a pobreza extrema e garantir o acesso à alimentação adequada e saudável.

O Banco de Alimentos consiste em captar, coletar, armazenar e distribuir de forma gratuita os alimentos. Em parceria com os 9 CRAS – Centro de Referência de Assistência Social do município, retomou em junho deste ano o projeto Cesta Verde, que adquirem dos agricultores, familiares locais e regionais, folhosos, frutas e legumes que tradicionalmente compõem os hábitos alimentares regionais, e que muitas vezes estão em falta no prato das famílias em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar. Em apenas 2 meses, o projeto Cesta Verde já beneficiou mais de 613 famílias.

As entidades beneficiadas como: creches, escolas, asilos, lares de excepcionais, associações de bairros, entre outras, recebem treinamento sobre segurança alimentar, higiene e aproveitamento adequado dos alimentos. Os nutricionistas do Banco de Alimentos desenvolvem periodicamente avaliação, educação alimentar e orientação nutricional; estimulando o aproveitamento integral de alimentos e orientando o bom uso e armazenamento adequado dos alimentos. Com a mudança de pequenos hábitos, contribui para a redução da perda e desperdício dentro de casa e estimula a prática de uma alimentação mais saudável e nutricionalmente mais adequada.