
Ribeirão das Neves sediou no último dia 4 de julho, a oficina “Mão na Massa: Pela Juventude e Igualdade – Fiscalização dos Espaços Esportivos Comunitários”, promovida pela Controladoria-Geral da União (CGU). A atividade reuniu conselheiros municipais e membros da sociedade civil na Casa dos Conselhos Adenor Martins da Silva, com o objetivo de fortalecer o controle social e a participação cidadã na fiscalização de políticas públicas.
Voltada principalmente a conselheiros das áreas de Igualdade Racial, Esporte e Juventude, a capacitação também foi aberta a todos os interessados no acompanhamento de ações públicas voltadas à promoção da inclusão e do bem-estar coletivo. A programação foi dividida em dois momentos: um conteúdo teórico, apresentado em videoaulas. A outra etapa foi uma oficina prática, com visita técnica ao local da construção do novo Espaço Esportivo Comunitário no município, conduzida por auditores da CGU.
Na atividade de campo, os participantes puderam vivenciar na prática como deve ser feita a fiscalização da aplicação dos recursos públicos em obras e serviços voltados ao esporte comunitário.
A oficina integra uma série de ações da CGU em todo o país e tem como objetivo capacitar agentes locais para exercerem de forma mais efetiva o papel de fiscalização e promoção da transparência. A realização da atividade em Ribeirão das Neves reforça o compromisso da administração municipal com a valorização dos conselhos e o fortalecimento da participação popular na gestão pública. Os conselhos municipais são instrumentos de participação popular e cumprem um papel importante no acompanhamento, proposição e avaliação de políticas públicas.