Conscientizar as usuárias sobre a prevenção do câncer de mama foi destaque na Unidade Básica de Referência (UBR) Arlete de Souza que está instalada na UBS Dona Clara, localizada no bairro Rosana. A atividade atraiu as mulheres usuárias da unidade na quinta-feira, 19 de outubro, para ouvir as orientações sobre o Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama, coordenado pela enfermeira responsável pela unidade, Lucinéia Marcelino que contou com o apoio de toda a equipe multidisciplinar, a preceptora de estágio, Luciana e estagiários da escola grau técnico.
De acordo com a coordenadora do evento, a partir da campanha mundial de conscientização sobre o câncer de mama foi possível fazer um corte e trazer a campanha para a UBR mostrando para as usuárias da unidade a importância de prevenir e minimizar os efeitos fazendo o autoexame, ou seja, apalpar os seios em busca de alguma alteração e os exames anuais, exame clínico das mamas ou da mamografia em um posto de saúde.
Ela esclarece que o câncer de mama é uma doença cruel, que pode destruir vidas e famílias e que no Brasil, a doença atinge mulheres de todas as regiões, mas com taxas mais expressivas nas regiões Sul e Sudeste. Para cada ano do triênio 2023-2025 foram estimados 73.610 casos novos, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 41,89 casos por 100.000 mulheres, de acordo com os dados de 2022 do INCA, finaliza Lucinéia Marcelino.
-
Outubro Rosa na UBR Arlete de Souza
- Voltar