A conscientização é o início do tratamento contra qualquer doença, por isso é tão importante as palestras realizadas nas unidades de saúde alertando as comunidades sobre prevenção, diagnósticos e formas de tratamento. A equipe da Estratégia de Saúde da Família Santa Margarida realizou palestra no dia 17 de julho, às 08:30 da manhã, com a enfermeira Vanessa Maria Alves e com participação da Agente Comunitária de Saúde, Sheila carina Félix, alertando a população sobre o “Julho Amarelo”, mês de prevenção, sintomas e cuidados contra as hepatites virais.
O dia 28 de julho é, portanto, considerado o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, data que marca o aniversário do cientista e ganhador do Prêmio Nobel, Baruch Blumberg, que descobriu o vírus da hepatite B.
A hepatite viral é a segunda maior causa de morte entre as doenças infecciosas, depois da tuberculose. Importante esclarecer que as hepatites são evitáveis, tratáveis e, no caso da hepatite C, curável. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Entretanto, quando presentes, podem se manifestar como: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
A pergunta portanto é a seguinte: Sua saúde está em dia? A orientação das profissionais na palestra foi a existência de testes rápidos como prevenção para a detecção de tais doenças e tratamento.