A Superintendência de Atenção Primária, Promoção e Prevenção, através da Estratégia de Saúde da Família Tropical, realizou nesta quarta-feira, 26/06, uma ação sobre o tema Julho Laranja para os usuários da unidade de saúde. A campanha é dedicada a conscientizar a população sobre a violência contra os idosos, a importância da doação de sangue e o combate à anemia e leucemia.
A enfermeira Maria Aparecida conduziu a palestra, que contou com a presença dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) Luiz Felipe, Rosália da Aparecida, Juliana Heloísa, Sinthia Fernanda, Edriene Aparecida, Carla Alessandra, Juscilene dos Santos e Valquíria Araujo. Essa palestra foi uma oportunidade valiosa para a comunidade se informar e se engajar em causas importantes que afetam diretamente a saúde e o bem-estar de todos. A técnica Ana Maria também participou, aferindo a pressão dos presentes.
O Julho Laranja é uma iniciativa que visa chamar a atenção para questões de saúde e bem-estar que muitas vezes são negligenciadas. O foco no mês de julho com a cor laranja foi escolhido por diversas entidades e organizações de saúde para chamar a atenção para a necessidade constante de doadores de sangue, especialmente durante o inverno, quando há uma queda nas doações. Além disso, o laranja simboliza a vitalidade e a energia, características fundamentais para a promoção da saúde e do bem-estar.
A violência contra os idosos é um problema sério e crescente, e a conscientização é fundamental para preveni-la e combatê-la. A doação de sangue é outro ponto crucial, pois a demanda por sangue é constante, e doar pode salvar vidas. Além disso, o combate à anemia e leucemia é vital para melhorar a qualidade de vida e as chances de recuperação dos pacientes afetados por essas condições.
A ideia é que, ao dedicar um mês específico para essa causa, mais pessoas se engajem em ações de doação de sangue, prevenção e tratamento de anemias e leucemias, contribuindo para uma sociedade mais saudável e consciente.