A Secretaria de Saúde, através das Gerências de Pneumologia Sanitária e de Doenças Crônicas não Transmissíveis, mantendo o compromisso com a saúde e o bem-estar dos apenados realizou no dia 14 de junho uma ação no Presídio José Abranches Gonçalves com as fisioterapeutas Fabiana Póvoa e Natália de Pádua e com a técnica de enfermagem Jéssica Gomes para falar sobre tuberculose, tabagismo e doenças crônicas não transmissíveis. A atividade teve como princípio nortear e sensibilizar acerca da prevenção e tratamento de doenças crônicas não transmissíveis.
Um estudo encomendado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) revelou que as mortes ocorridas dentro das prisões brasileiras são provocadas, em 62% dos casos, por doenças como insuficiência cardíaca, sepse ou infecção generalizada, pneumologia e tuberculose.
Os profissionais, além da exposição dos temas propostos, estimularam os participantes a contar as experiências pessoais, tirar dúvidas e compartilhar o conhecimento adquirido com os colegas que não estavam presentes. Segundo as profissionais, essas ações são importantes canais para disseminar informações sobre saúde e promover a prevenção de doenças, objetivo principal do trabalho.