O inverno, com o clima seco, aumenta a incidência de carrapato causando uma preocupação na população e nas autoridades de saúde do município. A Secretaria de Saúde alerta a população para um maior cuidado com os passeios nas áreas ao ar livre como partes gramadas de praças, sítios, fazendas e residenciais.
Em casos de sintomas como febre alta, dor de cabeça, dores no corpo, náusea e vômito, acompanhadas ou não de manchas avermelhadas na pele, recomendamos a procura imediata do serviço de saúde mais próximo.
A febre maculosa é uma doença infecciosa grave, transmitida ao homem pela picada do carrapato-estrela, infectado pela bactéria Rickettsia rickettsii. A doença possui diferentes formas clínicas, que vão de leves a graves, com elevada taxa de letalidade. Destaca-se que o carrapato se alimenta do sangue de animais como cavalos, capivaras, bois, cães e gatos.
Informamos que em Ribeirão das Neves, até o momento, não foi detectado nenhum caso de febre maculosa, por isso a importância de manter a cautela.
Como cuidados de prevenção é necessário evitar sentar-se nos gramados durante passeios, pescarias e piqueniques, manter os terrenos e gramados capinados para facilitar a penetração dos raios solares, aplicação de carrapaticidas nos cães e cavalos de acordo com a recomendação do veterinário, entre outras sugestões.