• Prefeitura amplia público-alvo para vacinação contra HPV

  • Voltar
28 de fevereiro de 2025

Seguindo determinação do Ministério da Saúde, a prefeitura de Neves vai ampliar por um período de três meses o público-alvo que poderá ser vacinado contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). Com a mudança, adolescentes de 15 a 19 anos poderão ser imunizados nessa nova estratégia nacional de vacinação do Governo Federal.

A iniciativa pretende corrigir o acúmulo de não vacinados desde 2014, quando a campanha teve início no Brasil, além de proteger uma faixa etária altamente vulnerável as doenças relacionadas ao HPV, como o câncer de colo do útero. O imunizante continua sendo disponibilizado em todas as salas de vacina de Neves para o público de nove a 14 anos.

HPV –

O HPV é o vírus responsável por quase 100% dos casos de câncer do colo do útero, o terceiro tipo mais incidente entre as mulheres brasileiras. Também pode causar câncer no ânus, pênis, vagina e garganta. O Sistema Único de Saúde (SUS) fornece atualmente a vacina que protege contra os quatro subtipos que mais provocam câncer e também verrugas e feridas nos órgãos genitais.