• Prefeitura capacita profissionais da saúde no combate à tuberculose

  • Voltar
15 de julho de 2025

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde e do setor de Pneumologia Sanitária, realizou nos dias 3 e 10 de julho uma capacitação sobre tuberculose para profissionais da rede pública de saúde. O treinamento aconteceu no Espaço de Convivência da Secretaria e reuniu cerca de 174 participantes, entre enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem e farmacêuticos da Atenção Primária, Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS ad), Atenção Farmacêutica e do Sistema Prisional.

Ministrada pelo médico pneumologista Dr. Ailton Cezário Alves Junior, a formação abordou os dados mais recentes do Boletim Epidemiológico -Tuberculose n.º 3/2025 de Ribeirão das Neves, além dos protocolos do Ministério da Saúde. O objetivo foi fortalecer o trabalho em rede, integrando as ações e aprimorando a assistência aos pacientes no município.

A tuberculose, doença infecciosa causada por uma bactéria que atinge principalmente os pulmões, segue sendo um desafio para a saúde pública. Sua transmissão ocorre por meio de gotículas liberadas ao falar, tossir ou espirrar. Entre os sintomas mais comuns estão tosse persistente, com ou sem secreção por mais de três semanas, febre ao final do dia, sudorese noturna e perda de peso. O tratamento, disponível gratuitamente no SUS, é essencial para interromper a cadeia de transmissão.