
A Prefeitura de Ribeirão das Neves, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início nesta semana à distribuição de insulinas e canetas aplicadoras para pacientes da rede pública municipal. As primeiras unidades a receber os medicamentos são as Unidades Básicas de Referência (UBRs) Alarico, Jardim de Alá e Evereste / São José I, localizadas na região de Justinópolis.
A retomada da entrega é resultado de uma série de articulações da Secretaria Municipal de Saúde junto ao Ministério da Saúde e à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. O objetivo foi garantir a chegada dos insumos após um período de desabastecimento, que afetou todo o país. “Sabemos da angústia de quem depende da insulina todos os dias. Por isso, desde o início do ano temos dialogado com os governos estadual e federal para buscar alternativas e garantir o fornecimento. Com muito esforço, conseguimos retomar a entrega e essa primeira remessa já nos permite atender cerca de 50% da demanda da cidade”, destacou a Secretária Municipal de Saúde, Marla Guimarães Neves.
A distribuição acontecerá de forma gradativa e a expectativa é de que nas próximas semanas, outras UBRs também comecem a receber os medicamentos. A orientação é para que os pacientes acompanhem as informações nas unidades de referência e aguardem o contato das equipes de saúde, que farão o comunicado para a retirada da medicação. “Estamos organizando esse processo com muito cuidado, para garantir que os pacientes recebam seus medicamentos com segurança e tranquilidade”, reforçou a gestora. As fitas de insulina já estão em processo de compra e em breve estarão disponíveis.
Ribeirão das Neves está recebendo a maior compra de medicamentos da sua história, um marco que reforça o compromisso da gestão com a saúde pública. Esse investimento garante não só o abastecimento de insulinas, mas também de diversos outros insumos essenciais, fortalecendo o atendimento nas unidades, proporcionando mais segurança e qualidade de vida para os pacientes.