
A Prefeitura de Ribeirão das Neves segue realizando ações de combate ao Aedes Aegypti. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância e Proteção à Saúde e da Gerência de Vigilância Ambiental e Controle de Vetores e Zoonoses realizou um novo sobrevoo com drone na última segunda-feira, 14, para mapear áreas dos bairros Santa Martinha, Santa Marta, Nova União, Porto Seguro, Campo Silveira e Bom Sossego.
As áreas selecionadas para o mapeamento aéreo seguem critérios técnicos, com base em notificações de casos suspeitos de arboviroses, resultados de ovitrampas (armadilhas utilizadas para monitorar a presença de mosquitos) e no alto número de imóveis fechados durante as vistorias de rotina. O drone identifica possíveis criadouros do mosquito, como depósitos de água parada, permitindo que as equipes de Agentes de Combate a Endemias (ACEs) realizem visitas mais direcionadas.
Ao localizar os focos, os agentes orientam os moradores sobre a eliminação, vedação ou remoção de recipientes que acumulam água, prevenindo a proliferação do mosquito Aedes aegypti. A tecnologia dos drones tem se mostrado uma aliada eficiente no controle das arboviroses, agilizando a identificação de riscos.
Os próximos bairros a receber o mapeamento aéreo por drone serão os das regiões do Veneza e de Justinópolis, conforme o cronograma de ações preventivas da Prefeitura. A população é incentivada a colaborar, mantendo seus imóveis limpos e livres de possíveis criadouros.


