
A Prefeitura de Ribeirão das Neves, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na última sexta-feira, dia 27, uma Blitz Educativa de Combate à Tuberculose, próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Justinópolis. A iniciativa contou com a parceria da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte e faz parte das estratégias intersetoriais para conscientizar a população sobre os riscos da doença, seus sintomas e a disponibilidade de tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante a blitz, profissionais de saúde e agentes de trânsito abordaram moradores e motoristas, distribuindo materiais informativos e orientando sobre os principais sintomas da doença como tosse por mais de três semanas, febre ao final do dia, sudorese noturna e emagrecimento sem causa aparente. Pessoas com esses sintomas devem procurar a unidade de saúde mais próxima.
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que ainda representa um desafio para a saúde pública. Em 2024, Ribeirão das Neves ocupava a 5ª posição em número de casos no estado de Minas Gerais, ficando atrás somente de Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberlândia e Governador Valadares. O tratamento é gratuito e fundamental para interromper a transmissão da doença, que tem cura. Quanto antes for diagnosticada, maiores são as chances de recuperação sem complicações.



