
Debatendo e definindo as diretrizes da Assistência Social para os próximos dois anos em Neves, a 16ª Conferência Municipal de Assistência Social reuniu sociedade civil, gestores e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em um momento marcado por diálogo, troca de experiências e construção coletiva.
Promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, a conferência foi realizada no Centro de Convenções da Cidade dos Meninos, na quarta-feira, 2, e teve como tema: “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”. A proposta reforça a importância de refletir sobre os avanços, os desafios e a consolidação do Sistema Único de Assistência Social ao longo de duas décadas.
A abertura do evento foi embalada por uma apresentação do grupo de percussão da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ribeirão das Neves, que encantou o público com sucessos da música nacional e muita energia positiva, reforçando o valor da inclusão e da cultura como ferramentas de transformação social.
Ao longo do dia, os participantes da conferência se dedicaram à construção coletiva de propostas voltadas ao aprimoramento das políticas públicas de Assistência Social. As discussões foram organizadas a partir de cinco eixos temáticos, que orientaram os trabalhos em grupo e permitiram um debate sobre os principais desafios e avanços do setor.
A secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Gláucia Brandão, destaca a importância da conferência como um espaço de escuta e avaliação da política pública no município. “Avaliar o que já foi feito e pensar no que ainda precisa ser melhorado para qualificar a política de assistência social no município para atender os usuários que são as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade, em desproteção social, em insegurança alimentar. A conferência é importante neste sentido de fazer a política avançar na perspectiva de sua efetividade e na garantia dos direitos”, disse.
Durante a conferência foram eleitos os delegados que representarão Neves nas próximas etapas em âmbito estadual e nacional, sendo um passo importante para garantir a voz do município nas decisões que envolvem o SUAS em todo o país.


