• Prefeitura realiza ação de combate à violência contra mulher

  • Voltar
29 de março de 2025

A prefeitura de Neves, em parceria com a Polícia Civil, realizou uma ação na praça central nessa quinta-feira, 27, conscientizando a população sobre o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher. A mobilização faz parte de uma série de eventos realizados na cidade durante o mês em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher.

Com faixas e cartazes afixados na praça central, a ação reforçou que a luta contra a violência doméstica é de responsabilidade de todos e a participação da sociedade é fundamental para conscientização e enfrentamento às diversas questões que envolvem o tema. Equipes da prefeitura de Neves e da Polícia Civil distribuiriam material informativo e orientaram moradores que passaram pela região central durante a mobilização.

O vice-prefeito, Vanderlei Delei, participou do evento e destacou as políticas públicas no enfrentamento a violência doméstica desenvolvidas em Neves. “Em pleno século 21, a violência contra a mulher ainda é uma realidade, mas nós não podemos tolerar que isso continue acontecendo. Em nossa cidade temos a patrulha contra a violência doméstica, que faz um trabalho muito importante. A Casa da Mulher, que se destaca na proteção e acolhimento, além de outras iniciativas que tem feito a diferença no combate a violência feminina”, explica.

A delegada da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), Cristiane Gaspari, explica que a informação e conhecimento da população é fundamental para ajudar na identificação dos casos de violência. “Realizamos essa ação com o objetivo de conscientizar as mulheres e toda a sociedade sobre a importância de conhecer os direitos e deveres que todas elas possuem. Existem ciclos da violência contra mulher e elas precisam conhecer essas fases para que saibam identificar e tomar as devidas providências”, relata.

Frequentadoras da Casa da Mulher, uma das políticas públicas de acolhimento e proteção às mulheres nevenses desenvolvidas pela prefeitura, marcaram presença no evento e reforçaram a importância da rede de apoio e amparo ao público feminino. A coordenadora da Casa na região central, Maria Isabel, destaca que ações educativas e preventivas alertam e sensibilizam a população. “É de suma importância conscientizarmos, mulheres, homens e todos os cidadãos de bem que não queremos mais violência. Demos o recado durante essa ação no centro de Neves. Precisamos colocar um ponto final nesse assunto. Violência não”, conclui.