• Prefeitura realiza ações educativas contra o uso de cerol

14 de junho de 2024

O frio chegou e com ele ventos fortes e muitas possibilidades de diversão para a criançada, como empinar pipas. No entanto, diversos perigos vem relacionados com essa brincadeira, como o uso de linhas cortantes. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte realizou nos dias 10 e 12 de junho, nas regiões de Justinópolis e Central, blitz educativas para alertar aos moradores sobre o uso desses objetos, além disso, distribuíram antenas corta pipa, que protegem os motociclistas, contra as linhas de cerol e também as linhas chilenas.

A ação começou em uma das principais vias da cidade, a Avenida Denise Cristina da Rocha, região de Justinópolis. Cerca de 260 motociclistas foram abordados pela equipe de trânsito. Lucas Soares, 30 anos, morador da região, enalteceu a ação. “É um excelente serviço que eles estão prestando para a sociedade, porque é muito perigoso se formos atingidos por essas linhas e muitas vezes não nos prevenimos. Já coloquei a minha antena e me sinto mais protegido”, afirmou.

A antena é a melhor forma do motociclista se defender desse perigo quase imperceptível. O material consiste em um bastão retrátil, fixado no guidão da moto. Quando esticado, evita que as linhas cortantes entrem em contato com o tronco e pescoço do motociclista.

A educadora para o trânsito da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte, Ivana Rocha explica que este é um período crítico para acidentes envolvendo o uso de linhas cortantes. “Fazemos as campanhas nas ruas, instalando as antenas para os motociclistas e explicando para eles a importância do uso de equipamentos de segurança. Ao mesmo tempo, em paralelo, vamos às escolas e realizamos palestras educativas com as crianças e os adolescentes para conscientizá-los do risco e do perigo que é tanto para a vida deles próprios, no manuseio desse material que é perigoso, quanto para o motociclista que pode até, levar à morte”, ressalta.

Sérgio de Oliveira Souza, 46 anos, motociclista e morador do bairro Porto Seguro afirmou que essa atividade salva vidas. “O que a prefeitura tá fazendo por nós é estimular a nossa vida. É segurança no trânsito, para mim, para os demais colegas, para os jovens. É uma consciência que todos deveriam ter”, concluiu.

Serão realizadas várias ações em todas as regionais de Ribeirão das Neves. Nesta sexta-feira, dia 14, a região contemplada é a do Veneza. A programação completa segue abaixo e vai até o mês de julho.

Blitz educativa contra o uso de linhas cortantes

Dia 14 de junho

9 horas

Avenida Oswaldo Alves de Araújo (próximo a regional Veneza)