• Prefeitura realiza capacitação sobre autismo para servidores da educação

5 de abril de 2024

Na última terça-feira, dia 02 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, servidores da Secretaria Municipal de Educação participaram de uma capacitação com o tema “TEA na Educação: Informação/formação peça chave para uma educação inclusiva e de qualidade”. Foram abordados temas importantes como formas variadas de estímulo dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o trabalho com as famílias e o papel dos auxiliares de apoio. Na rede municipal de ensino de Ribeirão das Neves cerca de mil alunos possuem necessidades especiais e destes 70% são autistas com diagnóstico fechado.

Estão programadas nas escolas da rede municipal de ensino ações sobre o tema durante todo o mês de abril, como rodas de conversa com os pais, exposições, feiras e mostras culturais. A gerente de Educação Inclusiva e Especial da Secretaria Municipal de Educação, Naiane Ribeiro Correia Ferreira, explica que os encontros de capacitação são importantes para lidar com a especificidade dos alunos. “Cada criança é única e tem as suas próprias necessidades. Nesta palestra para os profissionais da rede, temos representantes de todas as escolas que serão multiplicadores nas escolas, ensinando como trabalhar com as demandas dos alunos, mas não só com o autismo. Esse mês em específico, é comemorado o Abril Azul, mas temos que levar esse olhar diferenciado para todas as crianças com deficiência ou que demandem alguma atenção especial”, disse.

De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), uma em cada 160 crianças possui TEA. É observado um aumento de casos no Brasil e em todo mundo e a conscientização sobre o tema e a busca pelo diagnóstico são fatores que contribuem para este aumento. “É primordial que o professor, o educador em sala de aula, tenha o olhar para as necessidades do aluno, pois é ele que vai apontar as características e encaminhar para a área da saúde. É ali na base que o profissional consegue identificar, fazer um relatório bem feito, detalhado, mostrando as condições daquele aluno e passando para o médico. Porque sem esse respaldo da educação, o profissional da saúde também tem muita dificuldade em fazer um diagnóstico”, explica Naiane.

A palestra foi ministrada pela professora Adinair Emília dos Santos, que ressaltou a importância da troca de experiências e de um planejamento adequado para atender as crianças que necessitam de suportes especializados. “Eu enquanto professora, o meu papel é ensinar. Então, preciso fazer com que esse aluno aprenda. Ele vai conseguir ao mesmo tempo que os outros? Não. Cada um vai aprender a seu modo, a seu tempo. Mas é necessário ter essas formações para que o professor seja habilitado pedagogicamente para poder dar seguimento ao processo”, afirmou.

Dia Mundial da Conscientização do Autismo

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2007, com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O autismo é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal, entretanto, terapias adequadas a cada caso podem auxiliar essas pessoas a melhorar sua relação com o mundo.