No último domingo (08/10), foi realizada na esplanada do estádio municipal Ailton de Oliveira, a “1ª edição da Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ de Ribeirão das Neves”, contando com mais de mil participantes.
Com o tema “Nós Existimos e Resistimos”, o movimento foi organizado pela Associação da Diversidade e pela Aliança Nacional LGBTI+ de Ribeirão das Neves, e contou com apoio da Prefeitura de Ribeirão das Neves.
De acordo com o secretário de Esporte e Cultura de Ribeirão das Neves, o evento foi uma oportunidade de reforçar o respeito e os espaços para todos os nevenses dentro do nosso município. “Quem escreve a história da nossa cidade somos nós, nevenses, que amamos a cidade. É importante para nós que todos tenham espaço e voz,” comenta Adalberto Alves, secretário de Esporte e Cultura de Ribeirão das Neves.
Já para Lucas Oliveira, gerente sênior, morador do bairro Sevilha B, que esteve presente no evento, essa foi uma oportunidade de mostrar que em Ribeirão das Neves tem diversão e diversidade. Ele conta que já participou de outras Paradas do Orgulho LGBTQIAPN+, mas participar do movimento na sua cidade é muito importante para o seu pertencimento com o município. “Sou morador de Ribeirão das Neves, estudei aqui e contribuo para o crescimento da cidade. Sempre participo de outros eventos aqui, mas ter uma Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ na minha cidade tem um significado muito importante para mim. E o mais legal aqui é que percebi que muitas pessoas vieram junto com os pais, ou seja, várias famílias apoiando a causa, isso me deixou ainda mais feliz”, conta Lucas.
O evento começou às 9h e se estendeu até às 20h, e contou com apresentações artísticas, como grupos de dança, cantores, DJ’s, apresentações de Drags e outras atrações. Além disso, teve também barracas com atendimento à saúde para a população em geral, exames de IST’s, distribuição de preservativos e informações sobre saúde mental e vacinação.
Confira a cobertura fotográfica do evento: