• Profissionais da educação participam de formação em curso de robótica

14 de junho de 2024

O Espaço Educatec Neves recebeu nesta semana profissionais da rede municipal de educação para formação em robótica educacional. Ao longo das próximas semanas, 20 embaixadores que atuam nas escolas educativas da cidade passarão por capacitação no intuito de preparar e desenvolver estratégias para que os estudantes possam aprender e lidar com inovações tecnológicas.

A formação foi separada em três módulos, realizados semanalmente no espaço. Com conteúdo teórico e prático, a capacitação proporcionará aos embaixadores ter contato com as mais diversas ferramentas da tecnologia, que mais a frente serão ensinadas aos alunos.

Para a gerente de projetos educacionais e aprendizagem criativa Liza Iole da Silva Caetano, a capacitação para os embaixadores será a primeira etapa deste processo educacional. “Com a formação em robótica vamos desenvolver novas metodologias e fazer com que os estudantes possam lidar com as inovações tecnológicas que se põe na sociedade”, avalia.

De acordo com a gestora do projeto Educatec Neves, Cida Cardoso, a expectativa é que com a formação ministrada em robótica o ensino melhore ainda mais. “Serão repassadas estratégias diferenciadas para que os estudantes possam aprimorar as perspectivas tenológicas. Os embaixadores vão adquirir habilidades e compartilhar esse aprendizado dentro das escolas”, explica.

A embaixadora Gisele Gonçalves, da escola criativa na Escola Municipal Angelita Guimarães Ventura, destaca que a formação será de grande utilidade para ampliar as práticas educacionais.  “O mundo hoje é totalmente tecnológico. As crianças desde cedo aprendem a mexer nos celulares e tabletes. A partir do momento em que elas entendem que a robótica e a tecnologia estão presentes no dia a dia demonstram mais interesse nas aulas. Isso facilita muito o processo de aprendizagem dentro de sala”, disse.

Educatec Neves –

O projeto Educatec Neves promove a inclusão digital na rede municipal, capacitando educadores e estudantes no uso de ferramentas tecnológicas. Por meio da iniciativa, atividades de ensino mais interativas, inclusivas e inovadoras são repassadas, de forma presencial e também a distância. Com estas medidas, a ideia é melhorar o processo de ensino-aprendizagem e a familiarização de alunos e educadores com as tecnologias da educação.