A Secretaria de Saúde de Ribeirão das Neves possui nos dias atuais cerca de 2.400 funcionários, além de cerca de 300 terceirizados. Um batalhão de gente, entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, assistentes administrativos, motoristas, corpo jurídico, técnicos de licitação para compras, secretárias, psicólogos (as), terapeutas, veterinários (as), agentes de saúde, pessoal da limpeza, enfim, dezenas de categorias que convivem o dia-a-dia com a responsabilidade de cuidar do outro.
A título de paralelo, Minas Gerais possui 853 municípios e, deste total, 35 cidades possuem menos habitantes que o total de funcionários da Secretaria de Saúde, como a cidade de Serra da Saudade que possui 771 habitantes, segundo estimativa do IBGE.
A título de observação, o setor de saúde de Ribeirão das Neves vive e convive com um batalhão de gente distribuído nas Unidades de Pronto Atendimento(UPA’s), no Hospital São Judas Tadeu, nas unidades das Estratégias de Saúde da Família (ESF’s), nas Unidades Básicas de Referência (UBR) e Unidades Básicas de Saúde(UBS) para o atendimento à população de quase 400 mil habitantes, orientadas por um corpo técnico sob o comando da figura do secretário que conta com a colaboração da secretária-adjunta, superintendentes e coordenadores.
Com contratempos diversos, além do financeiro e estresse, os reflexos na saúde mental dos servidores acendeu o sinal de alerta para a adoção de medidas para acolhimento dos servidores no Setor de Gestão de Pessoas. Psicólogos(as) da própria secretaria atendem aos funcionários com o objetivo de reconhecer as adversidades no ambiente organizacional e promover a melhora na qualidade de vida dos servidores, prevenindo quadros elevados de estresse e, consequentemente, melhoria dos serviços. Importante destacar a importância dessa ação, uma vez que os profissionais da saúde lidam no cotidiano com a saúde do munícipe, por isso o projeto “Cuidando de quem cuida da Gente” é mais uma ação de valorização dessa multidão de gente.
-
Projeto Cuida Da Saúde Mental Dos Servidores Da Saúde
- Voltar