• Projeto Trajeto Seguro da Guarda Municipal Visita Escola

18 de junho de 2024

A Patrulha da Guarda Municipal da Prefeitura de Ribeirão das Neves visitou nessa terça-feira (18), a E. M. Shirley Regina Malta das Chagas, levando o Projeto Educativo “Trajeto Seguro”, que faz parte das ações da Transitolândia Móvel, iniciativa que visa a conscientização de crianças e adolescentes para um comportamento mais seguro no trânsito.
Usando a pista da Transitolândia durante a apresentação do projeto, a patrulha distribuiu folhetos, enfatizando os cuidados que todos os alunos devem garantir para ter as chegadas e voltas seguras ao fazer o trajeto escolar. Para tanto, enumerou os atos como, não pegar carona com desconhecidos, não transitar por caminhos desconhecidos, evitar o uso de celular durante a caminhada, não passar em locais ermos, não transportar na mochila materiais que não sejam escolares, não brigar e nem fazer nada escondido. Além da palestra, o Mascote da Guarda alegrou os alunos com brincadeiras, tirando fotos e orientando também sobre o conteúdo do projeto.Para tanto, enumerou os atos como, não pegar carona com desconhecidos, não transitar por caminhos desconhecidos, evitar o uso de celular durante a caminhada, não passar em locais ermos, não transportar na mochila materiais que não sejam escolares, não brigar e nem fazer nada escondido. Além da palestra, o Mascote da Guarda alegrou os alunos com brincadeiras, tirando fotos e orientando também sobre o conteúdo do projeto.
A Guarda Municipal responsável pela palestra, Luciana Brochado Silva, afirmou que o “Trajeto Seguro” é inovador e visa mostrar para os alunos, a forma segura de deslocamento escolar, além de conscientizar como agir de maneira responsável e segura o trajeto dentro e fora da escola e também em toda cidade. “Este projeto veio dar mais brilho ao nosso trabalho junto às escolas do município, pois o “Trajeto Seguro” visa não só conscientizar os alunos sobre segurança no deslocamento escolar, mas também trabalhar outros assuntos relevantes para o crescimento pessoal, numa abordagem ampla sobre os direitos e deveres do cidadão, que passa também pela noção ainda na infância, das normas do trânsito, salientando, ainda, os valores da boa convivência,” garante Luciana.
A diretora da escola Hellen Carolina Grazielle de Souza, disse que este projeto tem como objetivo preparar os alunos para conhecer e adquirir habilidades para realizar trajetos de forma segura, contribuindo também para a formação da cidadania. “Através da educação teórica e prática, espera-se reduzir incidentes e acidentes no trânsito, promovendo um ambiente escolar e comunitário mais prazeroso, mas com segurança. A ideia principal, então, é educar os alunos sobre o deslocamento seguro de todas as formas: a pé, de bicicleta ou no transporte público,” avaliou.
Hellen afirmou também que o projeto tem a pretensão de ampliar as regras de convivência, melhorando as relações afetivas dos alunos dentro e fora do espaço escolar. “É importante ressaltar que posturas positivas mudam com a conscientização e este projeto vai trazer regras de um convívio social mais humanizado na escola, durante o trajeto escolar e também no comportamento do trânsito da cidade e em toda sociedade,” concluiu Helen Carolina.