Os campos localizados nos bairros e comunidades, carinhosamente conhecidos como campos de várzea, acolhem os atletas amadores e várias crianças, além de contar com o apoio de pessoas que se dedicam a treiná-las sendo mais uma opção de lazer e de aproveitar os espaços públicos da cidade.
Grandes nomes do futebol brasileiro começaram nos campos de várzea. Atualmente, em Ribeirão das Neves, esses campos são usados para campeonatos regionais, e, quando não é dia de futebol, que é a grande paixão brasileira, o espaço é usado por crianças e adultos para a prática de outras atividades.
O Projeto “Luzes em Jogo”, teve sua primeira entrega em 2021, levando iluminação com Tecnologia LED para o campo Girassol, localizado na região do Justinópolis.
Junynho Martins, prefeito de Ribeirão das Neves, explica que a cidade já estava passando por uma modernização da sua iluminação pública, em que espaços públicos, como ruas, parques e praças, já estavam sendo iluminados com tecnologia LED. “O projeto Luzes em Jogo veio do nosso PIN – Programa Ilumina Neves, que modernizou todo parque de iluminação do município, entregou mais segurança e luminosidade para a nossa cidade, e, agora está entregando os mesmos benefícios para os campos de várzea” concluiu o prefeito.
Para Túlio Raposo, que além de secretário municipal de administração de Ribeirão das Neves, é um dos responsáveis pelo PIN – Programa Ilumina Neves, o projeto é uma grande oportunidade de estimular o esporte no município, além de promover mais segurança para os bairros em que os campos são localizados. “Com a iluminação dos campos, ampliamos suas possibilidades de uso, pois agora o futebol durante a noite é possível. Além disso, não temos um espaço escuro no meio do bairro, o que amplia a sensação de segurança para moradores” explica Túlio.
A partir da primeira entrega, o projeto ganhou forma e foi dividido em etapas. Na sua primeira etapa, foram iluminados com tecnologia LED, 17 campos. Já na segunda etapa, a meta era entregar 12 campos. Mas, na última sexta-feira (19/04), com a entrega da iluminação no campo do bairro San Remo, essa etapa foi concluída com a nova iluminação para 15 campos, ou seja, mais do que estava previsto.
Simonildes Soares da Costa, morador do bairro San Marino há mais de 22 anos, tem seis filhos e conta que sempre brinca com eles no campo. “ Essa iluminação é boa demais. Todo mundo reclama da escuridão que é esse pedaço. Chegando do trabalho da até para fazer uma caminhada e dar uma corridinha pra desenferrujar”, brinca Simonildes.
Já para José Teodoro Neto, morador do bairro há mais de 23 anos, o “Luzes em Jogo” é uma oportunidade para os pais que querem aproveitar e brincar um pouquinho com os filhos.“Uma pessoa que chega depois das 17h vai poder aproveitar bastante o campo ainda. Dá para jogar futebol e brincar com a criançada, porque agora tem uma iluminação pública boa para isso. O melhor é que dá para brincar em segurança”, opina José.
Lilian Gomes, que está no bairro há pouco mais de 2 anos, entende que essa nova iluminação do campo vem contribuindo para melhorar a segurança no bairro. “Quando vim para o bairro, essa parte era toda escura, o que facilitava para a criminalidade. Com isso as pessoas evitavam passar, porque tinham medo. Agora com a iluminação o sentimento de segurança é maior”, conclui Lilian.
Democratizar, ampliar as oportunidades e estimular o esporte na nossa cidade é sempre uma missão do governo. O projeto “Luzes em Jogo” devolve um espaço público que era inutilizado durante a noite para os moradores e faz jus ao bordão: A várzea vive! Aquecendo os corações dos Nevenses que são apaixonados por futebol.