Foi realizada em Ribeirão das Neves na última semana reunião de planejamento com o objetivo de melhorar a campanha vacinal nas escolas que, assim como em outras cidades do estado, apresentam uma queda nos índices de imunização. Em destaque estão crianças de 0 a 14 anos e os trabalhadores nas empresas. Tem como propósito disponibilizar por meio da Vigilância em Saúde do Trabalhador, as vacinas preconizadas pelo Programa Nacional de Imunizações – PNI e Organização Mundial da Saúde – OMS.
O atual cenário em 2022 das coberturas vacinais no estado de Minas Gerais apresentou um percentual de 69,4% dos municípios do estado com alto risco para transmissão de doenças. Essa diminuição das taxas de cobertura vacinal nos últimos anos sinaliza um problema para a imunidade coletiva e risco do retorno de doenças até então controladas ou erradicadas. De acordo com Lilis Rodrigues, o planejamento é amplo e a equipe está organizando um cronograma para 2024, esclarecendo que expandir a imunização é uma das principais e mais relevantes intervenções em saúde pública no Brasil, em especial pelo importante impacto obtido no controle, na erradicação e na eliminação de doenças imunopreveníveis.
A parceria entre as secretarias de Saúde e da Educação em prol da melhoria da cobertura vacinal em Ribeirão das Neves reuniu o Secretário de Saúde, Rodrigo Augusto Rocha, a Enfermeira Referência Técnica do Setor de Imunização, Viviane Aparecida Pinheiro, a enfermeira Patrícia Helena da Silva, as superintendentes da Atenção de Atenção primária, Promoção e Prevenção, Shirley de Jesus Bicalho e de Vigilância e Proteção à Saúde, Michelle Aparecida Gonçalves, a enfermeira Clara Guedes, Programa Saúde na Escola e a representante do Laboratório Pfizer, PSS especialista em PNI, Lilis Rodrigues.