As campanhas relativas ao calendário da saúde têm como objetivo alertar, tanto a população quanto os profissionais e gestores de saúde, sobre a importância da prevenção e tratamento de determinadas doenças, possibilitando o debate e a troca de experiências. E no terceiro sábado do mês de outubro é comemorado o Dia Nacional de Combate à Sífilis e Sífilis Congênita.
O incentivo a ampliação da testagem para diagnóstico e tratamento precoce, o incentivo à adesão ao tratamento, a prevenção combinada, a disponibilização e orientação acerca dos insumos de prevenção, o incentivo ao pré-natal com a atenção devida a parceria sexual da gestante, o cuidado das pessoas com vida sexual ativa, além do manejo clínico das pessoas com diagnóstico de sífilis e outras IST, HIV/AIDS e hepatites virais, dentre outras ações, são estratégias importantes para a prevenção da sífilis, da transmissão vertical e exemplificam o enfrentamento à sífilis.
Em razão da condição prioritária atribuída a prevenção da transmissão vertical da sífilis, Ribeirão das Neves permanece em conformidade com as ações estratégicas para redução da Sífilis nas redes de atenção em saúde, cujo objetivo é reduzir a sífilis adquirida, a sífilis em gestantes e a sífilis congênita no município. Assim, reiteramos e orientamos que a rede mantenha os cuidados e ações estratégicas para a redução da doença não somente no mês de outubro (em virtude da data comemorativa) mas também ao longo do ano.