• Secretaria De Saúde Intensifica Controle Do Aedes Aegypti

29 de novembro de 2022

Com a chegada da estação chuvosa  é necessário redobrar os cuidados com a proliferação do mosquito o Aedes aegypti transmissor das arboviroses urbanas como a dengue, zika e chickungunya.

Com o objetivo de alertar a população quanto às medidas preventivas de controle, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Gerência de Vigilância Ambiental e Controle de Vetores e Zoonoses, realizou ações entre os dias 21/11 a 26/11/2022 a Semana de Intensificação do controle do Aedes aegypti. A ação dos profissionais no controle ao Aedes aegypti.gerou o relatório a seguir:

• Dia 21/11/2022 – Ação de recolhimento de garrafas de vidro que foram descartadas irregularmente por moradores, em terrenos baldios e vias públicas no bairro Rosaneves.
  • Dias 22/11/2022 e 23/11/2022 – Mutirão de limpeza no bairro Liberdade abrangendo 1171 imóveis, no qual foram recolhidos materiais que podem se tornar criadouros para o mosquito, tais como: plásticos, garrafas de vidro, garrafas pet, vasilhas, lonas e sucatas, entre outras. Essa ação contou com a parceria do Setor de limpeza urbana.
  • Dia 23/11/2022– Ação de recolhimento de garrafas de vidro que foram descartadas irregularmente por moradores, em terrenos baldios e vias públicas no bairro Jardim Colonial.
  • Dia 23/11/2022– Mobilização e Panfletagem acerca dos cuidados preventivos com o Aedes aegypti na Estação Justinópolis do Move. Foram abordados cerca de 1000 (mil) munícipes que transitavam pela estação entre 17 h e 19 h.
  • Dia 23/11/2022 e 25/11/2022 – Mobilização e Panfletagem acerca dos cuidados preventivos com o Aedes aegypti na em 561 imóveis no bairro Pedra Branca.
  • Dia 24/11/2022 – Palestra na UBS Florença para cerca de 80 pacientes, a ação foi desenvolvida em conjunto com as equipes de Estratégia de saúde da Família da UBS.
  • Dia 25/11/2022 – Mobilização em com alunos da Escola Municipal do Bairro Florença e Escola Estadual Washington Modesto
  • Dia 25/11/2022– Palestra na ESFAlto Veneza.

Como culminância dessa Semana de intensificação, foram realizadas mais algumas ações extraordinárias no sábado dia 26/11/2022, sendo elas:

Panfletagem e Colagem de Cartazes a respeito do Aedes aegypti nas áreas comerciais dos Bairros: Sevilha A, Sevilha B e Praça central de Ribeirão das Neves, aproveitando-se do fluxo de pessoas que ocorrem nessas regiões, principalmente pelas manhãs de sábado. Resgate de casas fechadas nos bairros: Liberdade, Vereda, San Genaro, Florença e Veneza.