• Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania promove capacitação de Combate ao Trabalho Infantil

2 de abril de 2024

Com o objetivo de orientar e capacitar servidores municipais sobre as ações de combate ao trabalho infantil em Ribeirão das Neves, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI promoveram na tarde desta terça-feira (26), no Auditório Interno do CAIC, um curso de capacitação para os profissionais das secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social e Cidadania  e também para os parceiros da Rede Socioassistencial do município.

Abrindo o ciclo de palestras, a coordenadora do Fórum de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente de Minas Gerais (FECTIPA) Elvira Mirian Veloso de Mello Consendey, falou sobre o conceito do que é trabalho infantil e suas consequencias no desenvolvimento infantil. No segundo momento, foi apresentada a atuação do Ministério Público do Trabalho no combate ao trabalho infantil, pela Procuradora do Ministério Público do Trabalho, Silvia Domingues Bernardes Rossi e encerrando a capacitação, a Assessora Técnica da Diretoria Regional da Secretaria de Desenvolvimento Social de Minas Gerais – SEDESE Metropolitana, Marina Alves Botelho, ministrou palestra sobre os 5 eixos estratégicos do Peograma de Erradiacação do Trabalho Infantil (PETI). Todas enfatizaram a importância da informação, mobilização e envolvimento da sociedade civil e do poder público como fator essencial para o combate ao trabalho infantil.

Ao final do evento, visando a atuação na prática, os participantes puderam conferir que os  eixos principais de combate ao trabalho infantil é conscientizar e mobilizar a sociedade civil para um envolvimento real com o combate ao trabalho infantil, não permitindo a balização. Sendo de vital importância a informação, por meio de campanhas educativas, mostrando que o  trabalho infantil não pode ser aceito como natural. Outro fator fundamental, é a identificação e busca ativa das crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil dentro do município, além da comunicação dos casos. Por fim, cabe aos envolvidos, trabalhar pela proteção social. Vale lembrar que muitas vezes o trabalho infantil, decorre da vulnerabilidade. Inserir crianças e adolescentes e suas famílias na rede de proteção social é uma forma de prevenção significativa.

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Gláucia Brandão afirmou que governo, poder público e os parceiros da sociedade civil, além da rede socioassistencial, juntos criam laços de fortalecimento à causa do combate ao trabalho infantil, pois as ações podem impactar de maneira positiva, protegendo de fato as nossas crianças e adolescentes. “Trabalhar no combate ao trabalho infantil é um desafio nosso do dia a dia. Assim, trabalhar, informar, mobilizar e proteger nossas crianças e adolescentes, é humanizar a forma de vida da família e dessas crianças,” garantiu.

Robenval Soares Lima, Superintendente de Proteção Social Especial de Ribeirão das Neves, disse que essa capacitação é o caminho para combater o trabalho infantil no município, que uma realidade presente no dia a dia das famílias e completou: “ O trabalho infantil é uma situação que não podemos fechar os olhos. Aquela criança que a gente encontra no sinal vendendo bala, não está fazendo a coisa certa. Não podemos banalizar essa criança correndo de lá pra cá”, ressaltou.

Em Ribeirão das Neves, o Programa Descubra tem um olhar preventivo e protetor, pois realiza encaminhamentos para vagas de aprendizagem profissional, permitindo ao adolescente um caminhar mais seguro na sociedade, o chamado trabalho protegido. Além disso, o município mantém o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) que acolhe a família, a criança e o adolescente.

Assim, Diga Não ao Trabalho Infantil!

Denuncie, Disque 100 ou procure o Conselho Tutelar de sua região.