A Secretaria de Saúde, através da Superintendência de Atenção Primária, Promoção e Prevenção, promoveu no dia 26 de abril, no auditório da Secretaria de Educação, o 2° Seminário Interno da Atenção Primária à Saúde com o tema “Saúde em Rede, o Resgate Organizacional das APS e Integração com a Rede”. Contando com a presença dos palestrantes Sarah Beatriz, Analista Central e, Patrik Félix Jardim, Analista Regional, foi apresentando ao público uma retrospectiva da implantação do Projeto Saúde em Rede em todo o Estado de Minas Gerais e os avanços alcançados na saúde através do projeto.
Em Ribeirão das Neves, o Saúde em Rede foi implantado inicialmente como projeto-piloto na Estratégia de Saúde da Família São Miguel, com resultados exitosos sob a responsabilidade dos tutores Gustavo Rocha, Ana Uchôa e Viviane Camargo da APS e, Elaine Lopes e Danielle de Matos, da Atenção Especializada, equipe responsável pela expansão do projeto em Ribeirão das Neves. Por isso, o objetivo principal do seminário foi dar início à expansão do projeto para as demais Estratégias de Saúde do município, mostrando os resultados positivos e sensibilizando os presentes para uma maior adesão e participação do projeto.
Segundo a superintendente da APS, Shirley Bicalho, o trabalho em rede é uma maneira de perceber o outro de forma a possibilitar a colaboração e a contribuição, além de aumentar a capilaridade das ações como a troca de experiências entre os vários atores participantes e transformar o acúmulo de experiência e conhecimento, sempre em busca de melhoria para a população.