• Tabagismo é Tema de Capacitação para os Médicos da Atenção Primária

  • Voltar
18 de junho de 2024

A Secretaria de Saúde, através da Gerência de Pneumologia Sanitária, promoveu nos dias 28 e 29 de maio um curso de capacitação sobre o tratamento do tabagismo para todos os médicos da Atenção Primária.

A fisioterapeuta Fabiana Póvoa, que é capacitada pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), falou sobre os malefícios da nicotina, os benefícios em parar de fumar, como deve ser feito o tratamento cognitivo comportamental, como funciona o fluxo dos medicamentos fornecidos pelo SUS e quais pessoas têm a indicação de uso e, também sobre os riscos dos cigarros eletrônicos e vapes, que são tão usados pelos jovens.

O farmacêutico Adriano Silveira esclareceu sobre o receituário de tabagismo e também a comunicação necessária entre as unidades de saúde e a farmácia do município. Essa capacitação é uma iniciativa do Setor de Pneumologia Sanitária, gerenciada pela enfermeira Michele Santos Guedes, que anualmente capacita os profissionais de saúde sobre o tratamento de tabagismo.

Importante destacar que em Ribeirão das Neves o tratamento de tabagismo é oferecido em todas as unidades básicas de saúde, com participação de toda a equipe multiprofissional.

O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco. Nos mercados nacional e internacional há uma variedade de itens derivados de tabaco usados de diversas formas: fumados, inalados, mascados ou absorvidos pela mucosa oral. Todos contêm nicotina, causam dependência e aumentam o risco de desenvolver doenças crônicas não transmissíveis (DNCT). No Brasil, a forma predominante do uso do tabaco é o fumado.

Além de ser uma doença, o tabagismo é importante fator de risco para o desenvolvimento de diversos tipos de câncer e doenças cardiovasculares e respiratórias e está associado ao desenvolvimento de outras enfermidades, como tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gastrintestinal, impotência sexual, infertilidade em mulheres e homens, osteoporose e

catarata, entre outras.