
A Secretaria Municipal de Saúde recebeu em 20 de fevereiro (quinta-feira) a visita técnica elaborada pelo Grupo Técnico do Programa de Controle da Esquistossomose/Ministério da Saúde.
A atividade fez parte da implementação/fortalecimento da Vigilância Malacológica e envolveu o acompanhamento das atividades de campo que são realizadas pelos Agentes de Combate a Endemias da Equipe de Vigilância em Saúde Ambiental do município de Ribeirão das Neves.
A ação foi previamente organizada com reuniões de alinhamento e consistiu em visita às coleções hídricas localizadas nos bairros Embongo e Maria Helena (Mizonguê).
Além da equipe do Ministério da Saúde, estiveram presentes profissionais das Regionais de Saúde do Estado de Minas, que foram capacitados sobre a alimentação da Pesquisa Malacológica no SISPCE (Sistema do Programa de Controle da Esquistossomose).
O município de Ribeirão das Neves foi escolhido para a realização da atividade por ser endêmico para a Esquistossomose e por ter um trabalho contínuo e estruturado de vigilância para a prevenção e controle da doença.








