Semana diferente em Ribeirão das Neves. Mais de 30 mil estudantes da rede municipal de ensino, de 83 unidades escolares, retornaram às aulas, dando início a um novo ano letivo repleto de descobertas, aprendizado e desenvolvimento. O vai e vem dos alunos, o reencontro com colegas e o retorno da vida escolar mudaram o ritmo da cidade ao longo desta semana.
Antes mesmo da chegada dos estudantes, professores e gestores escolares já haviam retornado ao trabalho, participando de capacitações e formações pedagógicas para garantir um acolhimento qualificado e um ensino cada vez mais eficiente. Outra novidade deste início de ano é o reforço no time da educação, com a posse de 120 novos profissionais, que passam a integrar a rede municipal e fortalecer o atendimento aos alunos.
As escolas receberam cuidado especial e passaram por organização prévia para receber a comunidade escolar. Os professores estão preparados para compartilhar conhecimento, dedicação e amor pela educação, contribuindo para que em 2026, Neves continue sendo referência em educação na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Marcando o retorno às aulas, também foi iniciada a entrega dos kits escolares nas instituições de ensino, reforçando o compromisso da administração municipal em assegurar, desde o primeiro dia de aula, o acesso dos alunos ao material necessário para acompanhar as atividades pedagógicas. A ação promove mais igualdade, apoia as famílias, alivia o orçamento dos pais e fortalece o aprendizado desde o começo do ano.
A secretária municipal de Educação, Dolores Kícila, destaca que a rede municipal está preparada para receber os alunos. “Trabalhamos de forma antecipada e deixamos tudo pronto para a chegada dos estudantes. Tenho certeza que este será um ano letivo maravilhoso”, afirma.
Comunidade escolar celebra início do ano letivo
Na Escola Municipal Liliane Marchezane Gomes, em Justinópolis, o movimento foi intenso desde cedo. Pais e alunos chegaram cheios de expectativa para o primeiro dia de aula. Shirley Francisco Moura Pacífico, de 43 anos, mãe da pequena Ana Cecília, de seis anos, destaca a importância da distribuição material escolar. “O kit ajuda muito os pais. A escola é muito boa e fico na expectativa do desenvolvimento escolar da minha filha. Acompanhei de perto a evolução dela no ano passado e espero que seja assim também em 2026”, disse.
Com apenas cinco anos, Yuri foi com a mãe buscar o material escolar e fez questão de agradecer à direção da escola. “Ele está muito animado e com vontade de estudar. Que essa animação se transforme em ótimos resultados e o ajude ao longo deste ano letivo”, conclui a mamãe Maira.