
Em iniciativa inédita em Neves, a Secretaria Municipal de Esporte e Cultura realizou nesta semana um workshop de instrução sobre o credenciamento para artistas locais e barraqueiros que pretendem participar dos grandes eventos na cidade. O auditório interno da Secretaria de Educação se transformou em um espaço de aprendizado, troca de experiências e fortalecimento da cultura nevense.
Com o objetivo de capacitar quem já trabalha nos grandes eventos e preparar quem está começando neste segmento, o workshop foi dividido em dois dias. Na quarta-feira, 21, os artistas locais receberam dicas e informações valiosas sobre portfólio, editais, documentação e demais orientações neste momento que antecede o período das grandes festas no município. Já na quinta-feira, 22, foi a vez dos barraqueiros e ambulantes que tem o intuito de comercializar suas mercadorias durante os eventos com grande participação popular participarem do workshop. Entre os temas abordados durante o treinamento: organização de barracas, regularização, práticas de higiene e atendimento ao público.
O secretário de Esporte e Cultura, Adalberto Alves, destaca a importância do workshop para o desenvolvimento cultural e econômico da cidade. “Estamos valorizando talentos, incentivando o empreendedorismo e fortalecendo as raízes da nossa cidade. É uma forma de ampliar o conhecimento daquelas pessoas que já participam dos nossos eventos e também orientar aqueles que não tem instrução e fornecer informações para que eles possam estar aptos para participar dos editais municipais”, explica.
Trabalhando na Festa da Padroeira há 32 anos, a feirante Maria das Graças Rocha, de 67 anos, já é figura conhecida na cidade e com clientela garantida. “É importante orientar e preparar quem vai trabalhar com o público para que sejam seguidas todas as regras e não aconteça nada demais. O workshop foi um momento fundamental para todos que estão interessados em participar das festas em Neves”, afirma.
O empresário Douglas Leal, de 40 anos, destaca que com o crescimento dos eventos no município também aumenta o rigor para que barranqueiros trabalhem nas festas populares. “É preciso que as pessoas estejam preparadas para o trabalho nestes momentos. O workshop é uma ferramenta que direciona a atuação dos trabalhadores e os capacita neste sentido”, conclui.





