Uma parceria da Estratégia de Saúde da Família- ESF Nova Pampulha II com o Programa Saúde do Idoso promoveu palestra sobre o tema Longevidade e Envelhecimento Saudável no dia 28 com a geriatra Dra Petúnia Crispin e com o enfermeiro Gustavo Henrique Rocha.
De acordo com o IBGE, o declínio da taxa de fecundidade e a respectiva expansão da expectativa de vida levará o Brasil a ter nas próximas duas décadas mais idosos do que crianças e, até 2060 a previsão é que a cada quatro brasileiros, um será idoso. O Brasil está envelhecendo de forma rápida e os últimos dados mostram que a população idosa é de 29.374 milhões de pessoas, totalizando 14,3% da população total do país. A expectativa de vida em 2016, para ambos os sexos, aumentou para 75,72 anos, sendo 79,31 anos para a mulher e 72,18 para o homem.
Diante desse contexto, a sociedade precisa se preparar para entender e acolher esses idosos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o desafio será viver mais tempo e envelhecer com saúde, temas que vêm sendo enfrentados pela medicina com cuidados especiais e com melhoria na qualidade de vida.