Prefeitura de Ribeirão das Neves
A Prefeitura de Ribeirão das Neves disponibiliza, de forma eletrônica, o serviço para solicitação de alteração nas caracterizações (características) dos imóveis cadastrados no Cadastro Imobiliário Fiscal – CIF. Essas alterações podem impactar diretamente no cálculo do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), e estão sujeitas à análise e deferimento do setor responsável.
Os principais dados que podem ser alterados são:
Também é possível alterar informações como a tipologia do imóvel (casa, galpão, apto e outros), a topografia e existência ou não de iluminação pública. Para modificações em informações cadastrais mais detalhadas, como endereço completo, localização georreferenciada, dimensões do imóvel e foto da fachada, será necessário anexar documentos comprobatórios no processo eletrônico, para análise conjunta pelo setor técnico.
Para os proprietários ou possuidores de imóveis no município de Ribeirão das Neves que desejam realizar atualização cadastral.
Documentos pessoais (identidade, CPF e comprovante de residência) e documentos do imóvel (matrícula atualizada, escritura, contrato de compra e venda, entre outros), além da inscrição imobiliária, que pode ser encontrada na capa do carnê de IPTU. Devem ser incluídas também informações sobre a área edificada, bem como dados sobre demolição ou construção, se houver.
É possível solicitar a correção ou atualização da titularidade do imóvel e dos dados de caracterização (características físicas e uso), conforme a descrição deste serviço.
O acompanhamento do processo se dá através do portal onde a solicitação foi realizada. Informações adicionais também podem ser solicitadas
Dias úteis das 8h às 17h
Gerencia de Cadastro / IPTU
Para obter informações ou registrar solicitações de serviços públicos:
Contato: (31) 3627-7000