• Neves implanta SEI e vira referência no Estado em processo eletrônico digital

  • Voltar
17 de abril de 2025

Ribeirão das Neves larga na frente, sendo a segunda cidade no Estado e a primeira na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a implantar o SEI (Sistema Eletrônico de Informações), uma ferramenta 100% digital para tramitação de processos e documentos. Um grande avanço na forma como os processos administrativos internos serão conduzidos a partir de agora. Com mais de 600 pessoas presentes, o auditório do Centro de Convenções do Caic, ficou lotado de servidores e munícipes nessa quarta-feira, 16, para apresentação ao público da metodologia inovadora.

Proporcionando mais agilidade, segurança e economia aos serviços públicos, o SEI chega a Neves para substituir o uso do papel nos trâmites internos, contribuindo para a eficiência, transparência e a sustentabilidade. Na prática, isso representa a otimização dos trabalhos setoriais, integração entre as secretarias da prefeitura e a redução da utilização de insumos, uma contribuição importante ao meio ambiente e a sustentabilidade.

O subsecretário de Estado de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão, Rodrigo Diniz Lara, destaca que Neves é a segunda cidade em Minas Gerais a implantar o processo eletrônico digital. “O município é pioneiro na implementação do sistema e será referência para Minas Gerais nessa metodologia, que até o momento, só está funcionando em Timóteo. Neves sai na frente e se torna modelo para outros municípios mineiros”, ressalta.

Welington Lemos, relações institucionais da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), enfatiza como será a importância do sistema no dia a dia da prefeitura. “Com a assinatura do SEI, Neves passar a ter eficiência na gestão, redução de custos financeiros e de tempo. Parabéns à cidade, que entra de vez no caminho da tecnologia”, disse.

O superintendente de Assuntos Estratégicos da Prefeitura de Ribeirão das Neves, Fabiano Augusto Gomes, explica que a tramitação conjunta das documentações em diversos setores da prefeitura é o grande diferencial do novo sistema. “A implantação do SEI traz um ganho significativo na gestão dos processos, já que de forma manual exigiria mais tempo. Nesse novo formato, o processo tramita simultaneamente pelas secretarias. Isso na ponta diminui o tempo de análise documental, sendo um ganho tanto para os servidores quanto para os munícipes”, afirma.

De acordo com o coordenador de Implantação do SEI em Neves, Antônio Eduardo Rocha Ferreira, em cerca de três meses os funcionários da administração municipal já estarão usando o SEI. “A previsão é que em 90 dias toda a prefeitura já esteja integrada ao novo sistema. Nos próximos dias vamos iniciar os testes em algumas secretarias para facilitar a adaptação dos servidores e munícipes”, disse.

A servidora da Secretaria de Planejamento, Amanda Taiza Gonçalves Santos, participou dos treinamentos para a implantação do SEI e já se adaptou à novidade. “É um sistema muito objetivo, bem centralizado e que veio para melhorar o desenvolvimento da nossa gestão”, afirma. A assistente social, Angelita Dias Costa, também já conhece a metodologia do SEI e destaca a agilidade nos processos internos como diferencial. “Achei muito interessante porque vamos ter uma economia de tempo na entrega de documentos. Vai facilitar muito para todos”, conclui.