• Adesão ao Minas Livre para Crescer marca novo ciclo de desenvolvimento em Neves

  • Voltar
15 de julho de 2025

Ribeirão das Neves agora faz parte do Programa Minas Livre para Crescer, iniciativa do Governo de Minas que tem como foco desburocratizar, simplificar processos e estimular o empreendedorismo em todo o Estado. A cidade é o único município da Região Metropolitana de Belo Horizonte a aderir ao projeto, um marco para o desenvolvimento econômico nevense, valorizando o empreendedor local e a construção de um ambiente de negócios mais livre.

Com essa adesão, o número de atividades econômicas dispensadas de alvará de funcionamento vai saltar de 530 para 915. A maioria delas está ligada a setores como bares, restaurantes e pequenos comércios, áreas que movimentam a economia local e ajudam a gerar empregos.

O objetivo é tornar mais fácil e rápido a abertura ou a formalização de um negócio na cidade, criando um ambiente favorável para quem quer empreender. Oportunidade para trabalhadores que estavam na informalidade e agora terão acesso facilitado à regularização, abrindo portas para crédito, capacitações e crescimento de forma segura e sustentável.

Para o secretário de Fazenda, Vitor Eustáquio, a adesão ao Minas Livre para Crescer representa um marco para Ribeirão das Neves. “Com a assinatura do programa, vamos ampliar o número de atividades econômicas dispensadas de alvará, o que vai trazer mais agilidade para quem deseja empreender no município. Nosso objetivo é desburocratizar todo o processo de regularização das atividades e facilitar a vida dos empreendedores, promovendo um ambiente favorável ao desenvolvimento econômico”, destaca.

De acordo com a Superintendente de Melhoria do Ambiente de Negócios do Governo de Minas, Juliana Rios, Neves dá um passo importante rumo ao desenvolvimento econômico. “Com a adesão ao programa, a plataforma Rede Sim Mais Livre vai automatizar os processos de abertura de empresas. O que antes era um entrave para o empreendedor, agora será feito de forma automática. São 915 atividades econômicas liberadas de qualquer ato público, como emissão de alvarás e licenças. Isso garante mais segurança jurídica, otimização dos processos e estímulo ao desenvolvimento local. A liberdade econômica vai impulsionar não apenas o crescimento de Neves, mas também contribuir significativamente para o avanço de todo o Estado”, afirma.

A analista do Sebrae Minas, Poliana Gontijo, destaca os próximos passos após a assinatura do decreto. “Agora iniciaremos uma jornada com consultorias do Rede Sim Mais Livre em Neves. Faremos um diagnóstico detalhado para identificar as ações necessárias nesta nova etapa. A expectativa é que até o fim do ano o processo esteja totalmente implantado no município. Essa iniciativa vai facilitar a vida de quem deseja empreender, tornando a formalização das empresas mais ágil e descomplicada. A agilidade e a simplificação serão grandes diferenciais, além de outros benefícios que fortalecerão os pequenos negócios locais”, disse.

O coordenador da Sala Mineira do Empreendedor de Ribeirão das Neves, Alexandre Galinari, destaca o trabalho conjunto que levou à adesão ao programa. “Nos empenhamos muito ao longo desse processo, promovendo um intercâmbio com o Governo do Estado e o Sebrae para que tudo acontecesse da melhor forma possível. Essa é uma grande conquista para os empreendedores e para todos que desejam abrir ou formalizar um negócio no município”, conclui.