• Alunos do Ensino Fundamental de Ribeirão das Neves Se Preparam Para o SAEB

7 de novembro de 2023

Alunos dos 2º, 5º e 9º anos, da Rede Municipal de Ensino de Ribeirão das Neves, estão se preparando para a prova do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – SAEB – que avalia a qualidade do ensino oferecido. A avaliação é desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP – MEC e será aplicada de 7 a 17 de novembro.

No teste, os estudantes respondem questões de língua portuguesa (com foco na leitura e interpretação de texto) e matemática, com atenção especial na resolução de problemas. Além disso, também é feito um questionário socioeconômico, no qual os alunos fornecem informações sobre fatores de contexto, que podem estar associados ao desempenho da aprendizagem.
O SAEB tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino ofertado pelas escolas e um posterior diagnóstico do ensino que está sendo desenvolvido. Para tanto, os testes são padronizados.

A Secretaria Municipal de Ribeirão das Neves aposta no incentivo dos pais para que o filho não falte à aula no dia da prova. O bom desempenho no SAEB, é o registro que o município está avançando na qualidade do ensino, demonstrando que está aplicando bem os recursos recebidos e implementando políticas para um ensino de qualidade e inclusivo.
06/11/23