• Atenção Primária à Saúde realiza Seminário no próximo dia 26 de Abril

19 de abril de 2024

A Secretaria de Saúde de Ribeirão das Neves, através da Atenção Primária à Saúde, realizará no dia 26 de abril o 2º Seminário Interno de Atenção Primária à Saúde com o tema Saúde em Rede “O Resgate Organizacional da APS e Integração com a Rede”. A apresentação do Projeto Saúde em Rede ficará sob a responsabilidade da analista central Sarah Beatriz e terá como convidados outros analistas centrais e regionais do projeto em questão do Polo Belo Horizonte, que engloba as microrregiões BH/Nova Lima/Caeté/Vespasiano.
Lançado inicialmente em 2019, na macrorregião do Jequitinhonha, o projeto qualificou equipes de Atenção Primária (APS) e de Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) visando melhorar a qualidade dos serviços de saúde prestados ao cidadão e foi expandido em ondas para as demais regiões do Estado, capacitando mais de 1.700 profissionais da Atenção Básica e 98 da Atenção Especializada.
Com o objetivo de organizar o dia a dia de trabalho dos serviços de saúde e promover a integração entre as unidades básicas de saúde e unidades de atenção especializada, o Saúde em Rede surgiu do direito do cidadão ao acesso aos serviços de saúde de qualidade, fruto do PlanificaSUS, projeto do Conselho Nacional de Secretários de Saúde que visa a Planificação da Atenção à Saúde.
Em Ribeirão das Neves o projeto teve início na Estratégia de Saúde da Família (ESF) São Miguel em maio/2023, e também no CEAE. Em ambas as unidades estão sendo realizadas oficinas para melhoria dos processos de trabalho. As oficinas na ESF São Miguel terminarão em maio/2024, e em breve terá início o processo de expansão do Saúde em Rede para as demais unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) no município.
O seminário será realizado no Auditório Interno da Secretaria Municipal de Educação (Rua Seicídio Jorge Ricardo, 86, Santa Paula, em Ribeirão das Neves) e terá o seguinte cronograma:
13:00 – Acolhimento/Credenciamento
13:30 – Abertura do evento e formação da mesa
14:00 – Apresentação do Projeto Saúde em Rede (Analista Central Sarah Beatriz)
14:50 – Intervalo/Lanche
15:20 – Apresentação e realização de atividade coletiva