O enfrentamento ao aumento de casos de sífilis e a proposição de medidas de controle e prevenção para a redução deste agravo foram temas da reunião realizada no dia 13 de abril por profissionais das Superintendências de Vigilância e Proteção à Saúde e de Atenção Primária, Promoção e Prevenção, bem como representantes do Comitê Municipal de Investigação de Transmissão Vertical de Sífilis/HIV e Hepatites B e C e do Ambulatório de Referência de Doenças na Secretaria de Saúde.
No encontro foram debatidas e analisadas as dificuldades encontradas pelos serviços de saúde em Ribeirão das Neves e pontuadas proposições de medidas de controle e prevenção para a redução deste agravo.
Dados do Ministério da Saúde mostram que os homens representam mais de 62% dos casos de disseminação da bactéria chamada Treponema pallidum, ressaltando que a sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) e pode ser passada para o bebê durante a gestação ou parto. É importante saber que, quanto mais cedo é descoberta a infecção, menor é o risco do adoecimento tanto para os adultos quanto para os bebês. O teste rápido para a descoberta da infeção é bem simples, semelhante ao exame de glicemia, apenas uma pequena perfuração no dedo e o resultado fica pronto em poucos minutos, destacando que o exame é gratuito e realizado pelo SUS.
-
Aumento Da Taxa De Sífilis E Medidas De Controle
- Voltar