• Blitz Educativa Marca Dia De Combate À Tuberculose Em Neves

27 de março de 2023

Para conscientizar a população, a Prefeitura de Ribeirão das Neves, por meio da Secretaria de Saúde e com apoio da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes, realizou na tarde de sexta-feira, 24/03,  uma blitz educativa na Rua Ari Teixeira da Costa na altura da Praça da Bíblia para alertar sobre os sinais e sintomas da tuberculose, bem como orientar a população sobre o tratamento.

O dia mundial de combate à doença foi escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causado da tuberculose, que aconteceu em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch.

Durante a ação, os profissionais de saúde distribuíram panfletos informativos e orientaram a população sobre as dúvidas mais comuns relacionadas à tuberculose.

Sintomas da Tuberculose

• Tosse por 3 semanas ou mais;
  • Febre baixa;
  • Suor noturno;
  • Emagrecimento.
  • O diagnóstico é realizado por radiografia do tórax, exames laboratoriais e escarro do paciente (baciloscopia).

O número de mortes por Tuberculose é o maior em 1 década. A tuberculose mata 14 pessoas por dia no Brasil, número recorde em quase duas décadas, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira, 24/03,Dia Mundial de Combate à Tuberculose. A pasta alerta ainda para a queda na cobertura da vacina contra a doença.

Foram 5.072 mortes em 2021, ano com o dado mais recente disponível. Esse é o maior número em 19 anos. A última vez em que os óbitos por tuberculose ultrapassaram a casa dos 5 mil foi em 2002.