• Cerimônia De Encerramento Do Curso Para Os ACS e ACE

16 de agosto de 2023

Com palavras de agradecimento e entusiasmo pela conclusão do curso, os formandos do curso técnico para Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias participaram da cerimônia de encerramento realizada no Centro de Convenções do CAIC  na tarde desta terça-feira, 15 de agosto. O curso fez parte do Programa Saúde com Agente através de um convênio com o Ministério da Saúde (MS) e parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) para ampliar as atribuições dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACEs).
O objetivo do curso foi a formação técnica de agentes de saúde que atuam no município no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), visando a prover de novos conhecimentos, habilidades e competências os referidos profissionais, contribuir para a melhoria da saúde da população e fortalecer a Atenção Primária à Saúde e a Vigilância em Saúde.
O sentimento dos formandos foi de gratidão pela possibilidade de realizar o treinamento, compartilhar e trocar experiências. Segundo o ACE Alex Sandro Angélico, 40 anos e, há 13 atuando no setor, o aprendizado foi fundamental para ampliar o horizonte do conhecimento. Ele afirma que tinha uma visão da dengue e,  após o curso,  pôde perceber que a função que desempenha abrange várias endemias. Da mesma forma, Michele Josefina da Silva, 36 anos e 14 na zoonose, as aulas foram de muito aprendizado e consciência da importância do trabalho que executa para a população.
A ACS Sandra Faluba, 35 anos e 16 no setor, o aprendizado permitiu ver como encarar os problemas com os pacientes e conhecer com mais profundidade as diretrizes do SUS, sobre os direitos e deveres dos profissionais e dos pacientes. Já o ACS Janderson Vieira de Almeida, 35 anos e 11 na área, listou o curso prático de primeiros socorros como fundamental para ajudar a salvar vidas.  A colega de profissão, Adriana Margarete Gonçalves, 42 anos e 9 no setor, a importância da grade curricular foi total, com destaque para a técnica de aferir a pressão.
O Secretário de Governo e Relacionamento com o Cidadão, Erick Lucas, representou o Prefeito Junynho Martins e transmitiu a mensagem do chefe do executivo sobre a importância de investir no conhecimento dos profissionais que atendem a população nevense, afirmando que todos os esforços serão feitos para viabilizar treinamentos e capacitação para os servidores, conhecimento que os mesmos levam para a vida.
Representando os preceptores, Gustavo Henrique Rocha falou sobre a equipe ser preparada para executar um papel com qualidade para a comunidade. A ACE Ediana Costa representou os colegas, agradeceu a todos que participaram do curso e destacou que o conhecimento compartilhado criou laços de saber e de união, com aprendizado para trabalhar em prol da comunidade. Já, a  formanda Elaine Cristina de Jesus, Agente Comunitária de Saúde,  discursou falando do sentimento de missão cumprida tanto dos 231 alunos como dos coordenadores, preceptores, das superintendentes de Atenção primária, Promoção e Prevenção, Shirley de Jesus Bicalho  e de Vigilância e Proteção à Saúde, Michelle Aparecida Gonçalves Vieira e,  do Secretário de Saúde, Rodrigo Augusto Rocha Vieira. O discurso do secretário encerrou a solenidade e abordou a oportunidade de conhecimento que o curso proporcionou e a perspectiva de melhoria na prestação dos serviços à população.